Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

Criança é fogo

O fio dental e o mendigo

Eduardo tinha exatamente cinco anos quando comecei a ensiná-lo a usar o fio dental. Depois de qualquer refeição, lá estava eu pegando no pé do menino:
- Edu, já escovou os dentes? Não esquece do fio dental, tá?
Ele obedecia, como bom garoto que era, mas sei que não gostava da mínima tarefa. Por ele, não passava fio dental, não escovava os dentes e muito menos tomava banho; viveria só de brincar e comer (oque quisesse).
Depois de tanto ouvir eu mandá-lo passar o tal fio, ele já fazia isso sem eu pedir e se bobeasse ainda lembrava os mais velhos de fazê-lo.
- Papai, o senhor passou o fio dental?
E todos adorávamos aquelas cenas. Ríamos internamente.
Certo dia, fui fazer compras no mercadinho do Seu Jaci e levei o precoce junto. Voltando de lá, vimos um mendigo deitado ao sol num meio-fio. Passamos do lado do tal, e ele, bem gracista, abriu um sorriso enorme e debochado para nós. O homem era sujo e sua boca e dentes mais ainda. Eduardo, mesmo com nojo, retribuiu o sorriso. Chegando mais adiante de onde estava o mendigo, Eduardo olha para mim e pergunta:
- Mamãe, sabe aquele moço que riu pra gente lá atrás?
- Sei, meu bem. O que que tem?
-A senhora bem que podia ensinar ele a usar fio dental, hein?

H.Reis

6 comentários:

  1. O seu humor em ''A velha'' que me contagia sempre.
    Toda vez que leio aquele texto penso em fazer algo do tipo. Pode ser que esse texto seja discípulo dele. Pode ser não, é!
    *-*

    ResponderExcluir
  2. Discípulo é forte de mais. Talvez inspiração! Aquela velha às vezes me motiva a escrever outras "aventuras" huashuahushau'

    V. ;*

    ResponderExcluir
  3. Moreninhaaaa

    amei!
    você escreve sempre muito bem!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir